quarta-feira, 12 de junho de 2013

OFICINAS FUNARTE 2013 – CAPACITAÇÃO TÉCNICA EM ARTES CÊNICAS


Arte Funarte
A Fundação Nacional das Artes (Funarte) inicia no mês de maio as oficinas técnicas gratuitas para o Setor das Artes Cênicas do Nordeste neste primeiro semestre de 2013.  A programação estará presente nos estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. Na capital potiguar, os encontros começaram na última quinta feira (23), encerrando o cronograma de atividades hoje (27). Para participar das demais oficinas, basta ligar para os contatos em anexo na programação abaixo. Mais informações com o representante da Funarte NE, Reinaldo Freire, pelo número (81) 3117.8442.
O Programa do Centro Técnico de Artes Cênicas da Funarte (CTAC), em parceria com as Secretarias de Cultura e Fundações de Cultura do Nordeste, visa aprofundar a capacitação de proponentes culturais e permite a reciclagem específica de profissionais já atuantes na área. Essa metodologia tem como objetivo descentralizar conhecimentos no campo das artes cênicas, além de ofertar um programa com instrutores de renome nacional. O programa de capacitação valoriza os profissionais do chamado “backstage” e contribui para o desenvolvimento específico da área, proporcionando maior troca de experiências e relatos.
1. OFICINA COORDENAÇÃO TÉCNICA – COLUNA VERTEBRAL DO FESTIVAL
Ministrante: Fernanda Paquelet
Local: Espaço Xisto – Salvador-BA
Parceiro: FUNCEB
Contato para inscrição: 71 3324 8522
Período de 07 a 09 de junho de 2013
A oficina propõe ampliar o conhecimento e o vocabulário técnico, trabalhar técnicas de comunicação interna, objetivando diminuir o impacto entre idealização e realização.
Qualificação Técnica da Ministrante: atriz, iluminadora, diretora, produtora de teatro e Professora da Escola de Teatro da UFBA.
2.OFICINA DE ILUMINAÇÃO CÊNICA
Ministrante: Ronaldo Fernando Costa
Local: Theatro Sete de Setembro – Penedo AL
Parceiro: Secult – Penedo-AL
Contato para inscrição: 82 9926 7545/ 8806 9430
teatro7desetembro@gmail.com
Período de 25 a 27 de junho de 2013
Serão abordadas na oficina as práticas educativas para o seguimento profissional da Ilum. Cênica, e o desenvolvimento didático-pedagógico do teatro, para a área de Iluminação Cênica.
Publico alvo: iluminadores cênicos, operadores de luz, cenotécnicos, cenógrafos e alunos em artes cênicas.
Qualificação Técnica do Ministrante: Mestre em Artes Cênicas pela UFRN, membro da ABRIC (Associação Brasileira de Iluminação Cênica).
3. OFICINA DE ILUMINAÇÃO CÊNICA
Ministrante: Luciana Maria Raposo Genu
Local: Centro da Juventude e Teatro Profa. Alaíde Conserva – Salgueiro-PE
Parceiro: FUNDARPE
Contato para inscrição: 87 8801 5445
cultura@salgueiro.pe.gov.br
Período de 28 de maio a 01 de junho de 2013
Com carga horária de 20h, a oficina contribuirá com a formação prático-teórica dos participantes. Em suas atividades serão apresentadas novas tecnologias, efeitos e projetos de luz. Discutirá a linguagem da iluminação cênica e sua influência na arte. Possibilitará o conhecimento dos tipos de equipamentos e funções de um iluminador cênico.
Publico alvo: iluminadores cênicos, operadores de luz, eletricistas cênicos, interessados na área.
Qualificação Técnica da Ministrante: iluminadora cênica dos trabalhos: “Seu Rei Mandou…, “Encontro Oposto – Três Movimentos em um Ato”. Atua nas áreas de criação, montagem e operação de trabalhos cênicos.
4. OFICINA DE CENOGRAFIA
Ministrante: Jorge Luiz Santana de Araujo
Local: Instituto Cultural Casa do Béradêro – Catolé do Rocha – PB
Parceiro: Secult-PB
Contato para inscrição: 83 9996 0047
contato@casadoberadero.org.br
Período de 29 a 31 de maio de 2013
O objetivo da oficina é capacitar profissionais ou dar iniciação técnica, na área de cenografia, incluindo os seguintes tópicos: ensinar conceitos básicos de desenho técnico e representação gráfica, Planta baixa e cortes, elevações, escala, especificação de materiais, perspectiva, volumetria e conhecimento da linguagem específica no campo da cenografia.
Público alvo: professores, cenógrafos, alunos na área de cenografia e interessados em artes cênicas.
Qualificação Técnica do Ministrante: arquiteto e urbanista – formado pela Universidade Federal da Paraíba, pós-graduado em educação.
_______________________
Texto: Álvaro Júnior – Ascom RRNE/Minc

Nenhum comentário:

Postar um comentário