O Theatro

Fundado em 07 de setembro de 1884, o Theatro Sete de Setembro foi idealizado pelo português Manoel Pereira de Carvalho Sobrinho, tendo como arquiteto o italiano Luiz Lucarini.

Idealizado para abrigar a Banda Phil’Harmônica, o Theatro foi construído em um terreno doado pelos franciscanos, sendo o lançamento de sua pedra fundamental datada de 16 de agosto de 1865, 19 (dezenove) anos antes de sua inauguração. Sua edificação foi custeada, inicialmente, pela doação de cem contos de reis, do penedense Francisco Inácio de Carvalho Moreira, O Barão do Penedo.

Por várias décadas, as dependências do Theatro serviram de sede da Sociedade Phil’Harmonica Sete de Setembro, que recebeu título de Imperial pelo imperador D. Pedro II. No mesmo espaço, por vários anos, também funcionou o Cine Ideal.

Após cerca de 40 (quarenta) anos fechado, o Theatro Sete de Setembro passou por obras de recuperação no então Governo de Moacir Andrade, sendo reaberto à comunidade em 22 de novembro de 1992, no Governo de Geraldo Bulhões, tendo como Secretária de Cultura a Sra. Alita Andrade de Alencar.

Em mais de um século de existência, o Theatro Sete de Setembro recebeu diversas companhias e espetáculos locais e nacionais, sendo “Violinos do Diabo” o primeiro espetáculo a se apresentar na Casa. O Theatro também foi palco de grandes eventos e importantes festivais, a exemplo do Festival de Férias no Teatro, realizado pela Cia. Penedense de Teatro (2003-2009), o Festival Universitário de Cinema de Alagoas, realizado pela Universidade Federal de Alagoas (desde 2011), o Festival Estudantil de Teatro, realizado pela Cia. Passo a Passo e o Intercâmbio Teatral Estudantil, realizado pela Cia. Teatral Artes Ribeirinhas.

Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Theatro Sete de Setembro, é, atualmente, mantido e administrado pela Prefeitura Municipal de Penedo, através de sua Secretaria Municipal de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário